Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

Topicos Recentes

  • 24

    AGO

    2017

    Novo percurso de educação com significado chega a São Paulo

    Redação em 24/08/2017

    Mais do que respostas, novas perguntas

    O que é educar? A quem serve educar? Como praticar a auto-investigação para sermos o que queremos ver em nós e no mundo? 

    Essas e outras perguntas são ponto de partida para o Semente, um percurso em educação com significado que está em sua 6ª edição no Rio de Janeiro e chega em São Paulo pela primeira vez. O Semente é um percurso vivencial. Um convite para pessoas interessadas em investigar o seu próprio processo de escolarização, se conectar, reinventar-se e viver a vida que se quer viver. É também sobre como sermos adultos conectados ao que pulsa dentro de nós, em relação com o outro e com o mundo.

    O Semente chega em solo paulistano entre os dias 28 de agosto e 03 de setembro com a presença de José Pacheco, que irá conversar sobre novas construções sociais de aprendizagem; de Renato Noguera, falando sobre a descolonização do pensamento, filosofia Ubuntu e Teko Porã; de Dominic Barter, sobre diálogo, empatia e novos desenhos sociais que apoiam o aprendizado; da Carla Ferro, sobre a desescolarização e desprofissionalização; e do Amir Haddad que trará a desiniciação ao teatro: uma proposta inaugural do teatro pós-teatro.

    Informações gerais do evento:

    Semente, um percurso em educação com significado:

    Data: 28 de agosto a 03 de setembro

    Local: São Paulo

    Horários: segunda (28/08) a sexta (01/09), das 19h às 22h |

    sábado (02/09) e domingo (03/09), das 9h às 18h.

    Inscrição:

    www.sementepercurso.com Facebook: @sementepercurso Contatos: nosso@sementepercurso.com | carolinamoraes@sementepercurso.com

    Sobre os convidados:

    José Pacheco

    Mestre em ciências da educação, especialista em alfabetização, autor de diversos livros. Residente no Brasil, é um grande questionador do sistema tradicional de ensino e solidário apoiante de transformações. Fundador da Escola da Ponte (Portugal) e membro da equipe do Projeto Âncora (Cotia, SP), conhece bem a educação do nosso país e presta consultoria para centenas de escolas, municípios e universidades.

    Carla Ferro

    Filósofa e escritora, pesquisadora sobre aprendizagem sem ensino e desescolarização. Acompanha famílias que optaram por não escolarizar seus filhos, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de comunidades de cuidados coletivos e aprendizagem livre.

    Dominic Barter

    Aprende no Espaço ßeta, uma escola fundamentada no convívio e na inteligência relacional e inspirada nas experiências da sua filha e das amigas dela; bem como, no Degase, nas varas de infância, em Secretarias de educação e movimentos sociais. Ele desenvolve tecnologias sociais de diálogo e parceria orientadas pela não-violência.

    Renato Noguera

    Doutor em Filosofia e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Renato também trabalha no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma Universidade, tem se dedicado a pesquisar várias áreas, tais como Filosofia Africana. Mas, investido também Infância, Arte e Educação, articulando artes visuais, dança, literatura, música e teatro às práticas educativas com crianças. E foi iniciado na tradição Griot pelo avô e criado no tradicional bairro de Oswaldo Cruz na cidade do Rio de Janeiro.

    Amir Haddad

    Teatrólogo e ator, dono de uma história de 80 anos de vida dos quais 60 são dedicados ao teatro. Seu trabalho recupera o sentido de festa do Teatro e a dramaticidade das festas populares, ressaltando os aspectos de pesquisa e de educação que norteiam suas buscas pela transformação do teatro. Famoso por suas encenações de teatro de rua em meio ao público, criador do Grupo Tá na Rua, iniciado em 1980, leva a arte do teatro para o espaço aberto das ruas e praças, ressaltando a importância das comemorações populares na vida social e cultural das cidades.

     

    ...

    Redação