Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 27

    MAR

    2018

    Abertas até o final da semana as inscrições para Formação de Facilitadores em São Paulo

    por Alexandre T. Lerman em 27/03/2018

    Qual é o papel da escola e dos agentes educacionais na promoção de uma educação que prepare as crianças e jovens para os desafios atuais e futuros?

    Nos últimos anos, diferentes setores da sociedade têm dirigido esforços para a construção de um corpo de conhecimentos sobre a educação para o século XXI que contemple competências que combinem as dimensões cognitivas e socioemocionais do aprendizado.

    Uma das fundamentações internacionais que trata disso é o Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI que sugere um sistema fundado em quatro pilares - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

     

    Diante disso, cabe perguntar quais são as competências necessárias para promover o desenvolvimento pleno do ser humano?

    Uma das resposta para essa pergunta são as Competências Socioemocionais, ou CSE's.

     

    Essas Competências (também conhecidas como Big Five) surgiram como resultado de diversas pesquisas realizadas por um grupo de psicólogos ao longo dos últimos anos e que abrangem em 5 grandes áreas todas as características, sensações, comportamentos, habilidades e diferenças individuais que descrevem os atributos da personalidade humana. - São elas: Amabilidade, Abertura à novas experiências, Conscienciosidade, Extroversão e Estabilidade Emocional.

    Diversos estudos na área das CSE apontam uma estreita relação entre fatores sociais, emocionais e acadêmicos e valorizam o papel que as Competências Socioemocionais têm na promoção do rendimento acadêmico e na aprendizagem ao longo da vida.

    Além da melhora no rendimento acadêmico, o desenvolvimento dessas competências potencializam nos seres humanos comportamentos sociais mais positivos, menores problemas comportamentais, menor estresse emocional entre outros. Dessa maneira, a aprendizagem socioemocional capacita as crianças e jovens para se tornarem mais informados, responsáveis, empáticos, produtivos e mais ativos na sociedade.

     

    Afinal de contas, qual o papel do educador e suas responsabilidades em todo esse processo?

    O papel do educador é também ser um facilitador nesse de processo de desenvolvimento das CES's. Parafraseando Paulo Freire, um dos grandes estudiosos da educação, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção.

     

    E como fazer isso?

     

    A facilitação pode ser compreendida como uma série de propostas de percepções, reflexões e ações que tem como objetivo alcançar uma atitude e postura sensível e estimuladora por parte de um facilitador ao longo de uma vivência educacional. É também a nossa capacidade de substituir os pontos de afirmação pela interrogação, de criar  um ambiente emocional positivo para todo grupo, considerando fluxos de presença e energia de todos envolvidos no processo. Aumentar o engajamento e responsabilidade dos estudantes no processo através de maior equilíbrio do poder nos espaços de aprendizagem.

     

    Em suma, facilitar é estar junto, ciente dos nossos direitos e deveres enquanto educadores, planejando nossos encontros, mas sempre atentos para transformá-los a partir do que surge com cada grupo. É vulnerabilizar-se para criar um relacionamento efetivo e comprometido com cada ser humano que estamos conectados.

    Em 2016, a Electi educacional, uma iniciativa que desenvolve, por meio de metodologia própria, processos educativos e vivências customizadas com foco no desenvolvimento humano norteado pelo tripé de atuação - propósito, atitude empreendedora e impacto social positivo; organizou os aprendizados adquiridos ao longo dos anos na metodologia “8 pilares Electi”.

    Para você que quer se apropriar da facilitação, segundo os pilares da Electi, estão abertas até o final dessa semana as inscrições para Formação de Facilitadores 2018, pelo link: www.electi.com.br/facilitadores

     

    ...

    Alexandre T. Lerman