Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 17

    JUL

    2015

    Abertas Inscrições para CONANE 2015

    por Redação em 17/07/2015

    Estão abertas as inscrições das 600 vagas disponíveis para CONANE 2015 (conane.pro.br). Uma conferência nacional organizada por educadores, para educadores. A primeira Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação, em 2013, reuniu mais de 30 experiências que já proporcionam as suas crianças uma educação viva, democrática e libertadora. Que enxerga a criança de modo integral, com suas questões cognitivas, emocionais e sociais completamente associadas.

    A estas experiências se misturam escolas públicas e privadas, associações, organizações do terceiro setor, diferentes projetos que não educam suas crianças a todo tempo em salas de aula, enfileiradas, aplicando provas e notas. São experiências educativas que enxergam a importância de construir o conhecimento teórico vinculado a prática de modo a permitir que a criança desenvolva sua autonomia sendo ela mesma sujeito ativo dentro do seu processo educativo.

    Entrevistamos Sonia Goulart, uma das principais responsáveis pela idealização e realização da CONANE:

    Portal do Educador: Sonia, poderia nos contar um pouco sobre o seu percurso como educadora?

    Sonia Goulart: Eu sempre busquei outros educadores que tivessem uma visão diferente da educação que está posta para o ser humano como uma obrigação, pesada e chata, e não como um processo vivo que me encanta desde que decidi me tornar uma educadora.

    Todas as vezes que encontrei pessoas que também pensam assim, eu senti, nelas e em mim, uma alegria genuína de saber que não estávamos sós nas práticas e buscas. Isso me levou à criação da CONANE, um espaço de encontros e partilhas, de descobertas de pessoas, projetos, sonhos coletivos. A CONANE chegou em um momento em que, como educadora, eu precisava renovar minhas esperanças. E ela cumpriu esse propósito com plenitude - todas aquelas pessoas, escolas, movimentos, com sonhos parecidos com os meus, todas aquelas práticas, palavras, experiências que mostraram tanto do que eu acredito. Tudo isso me emocionou, iluminou e me fortaleceu como educadora.

    Portal do Educador: Qual sua expectativa em relação a CONANE 2015?

    Sonia Goulart:  Que novamente ela seja um espaço de convivência amorosa, coletiva, de descobertas, conversas, formação de parcerias, compartilhamento de práticas e sonhos, e que tudo isso somado fortaleça essa nossa rede de educadores, aqui no Brasil, e agora iniciando a partilha com educadores latino-americanos. Que nossa rede reconheça sua força em todas as frentes – na formação do educador que deseja uma nova educação, mas não sabe bem como chegar a ela, na relação com o poder público, na valorização do educador e seu papel fundamental na criação de um mundo mais justo, nas questões políticas, na visão de mundo que desejamos levar às crianças. Fortalecer nossa rede de educadores é o meu propósito e minha principal expectativa para nosso encontro em 2015.

    Sonia Goulart estará na CONANE em Heliópolis, nos dias 05,06 e 07 de Setembro. Abaixo link para o Evento:

     https://www.facebook.com/events/539505979525389/

    Paulo Freire já dizia que “A educação não transforma o mundo, a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo.” A revolução já começou na educação, revolucione-se!

     

    Leia mais sobre o assunto:

    https://www.portaldoeducador.org/educadores/detalhe/denis-plapler/conane-2015-bairro-educador-de-heliopolis-recebe-a-segunda-conferencia-nacional-de-alternativas-para-uma-nova-educacao

    ...

    Redação