Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 01

    MAR

    2017

    Agenda Educação: acompanhe os eventos do primeiro semestre

    por Redação em 01/03/2017

    Conheça alguns eventos e seminários nacionais e internacionais importantes que acontecem no primeiro semestre de 2017 sobre educação: 

     

    MARÇO

    Seminário Internacional Infâncias Sulamericanas: Crianças nas Cidades, Políticas e Participação

    7 a 10 de março, São Paulo

    Este evento, organizado em cooperação com a rede internacional de pesquisadores Southern Childhoods, tem como objetivo refletir sobre infância em países da América do Sul, suas relações com espaços urbanos, a participação das crianças e suas intervenções na cidade, e, ao mesmo tempo, discutir políticas, ações do Estado e dos movimentos sociais, buscando compreender as crianças nas relações macrossociais.

    Site do evento: http://infanciasulamericana.com.br/

    Semana de Educação da Faculdade de Educação da USP

    20 a 23 de março, São Paulo

    A partir das necessidades que os estudantes da Universidades de São Paulo que estudam e pesquisam sobre educação se depararam, decidiram se reuniram para organizar uma Semana da Educação com o intuiro de discutir, debater, assistir palestras, mesas, realizar oficinas e apresentações acerca do tema "Pontes Abertas: Pluralidade nos Diálogos Sobre Educação".  Os questionamentos que fomentaram esta semana acadêmica foram o protagonismo dos alunos; as áreas de atuação da nossa profissão; chamar pessoas de fora para ver a produção do conhecimento que tem na nossa faculdade e é acessada por poucos; debates sobre educação que acabam sendo banalizado; entre outros”. 

    Site do evento: http://sefeusp.wixsite.com/sefeusp2017-copy  

    ABRIL

    Conferência Internacional de Educação Democrática (24ª IDEC)

    28 de março a 3 de abril, Hadera/Israel

    O IDEC ocorre anualmente desde 1993, cada vez em um país e continente diferente, sua última edição foi em 2016 na Finlândia, este ano retorna para o país que teve origem, Israel na Escola Democrática de Hadera. Esta é uma ocasião para pessoas que anseiam por uma oportunidade de aprendizagem sobre educação na linha da inovação para democracia, para liberdade, para integralidade do ser, do território e para os direitos humanos. Além da chance de dialogar com educadores e instituições escolares que buscam concretizar alternativas com estes princípios pedagógicos, bem como articular uma rede de colaboração e de aprendizagem.

    Nos dias iniciais a programação adicional conta com tours opcionais a escolas democráticas e inovadoras em Israel. Nos dias seguintes ocorre a Conferência com diversas atividades, workshops e palestras com intelectuais como Sugata Mitra, Yaacov Hecht e Peter Gray

    Site do evento: http://idec2017.org/pt-br/

    JUNHO

    Encuentro de Nuestra America  (ENA)

    12 e 13 de junho, Brasília

    Este encontro bianual, teve sua última edição em El Salvador (2015), será sediado este ano em Brasília e pretende reunir educadores dos países latino-americanos e do caribe, bem como educadores das diversas regiões do Brasil, sob a perspectiva de discutir temáticas como escolas comunitárias e do campo, educação popular e educação democrática. O ENA tem comprometimento com uma educação focada na promoção e no exercício dos direitos humanos, inclusiva, acessível, de qualidade e que forme para a vida, construindo uma cultura de paz. Propõe uma visão que transforma as sociedades americanas em justas, equilibradas, democráticas, participativas, plurais, sustentáveis, multiculturais e interculturais, marcadas por uma economia solidária.

    Site do ENA: http://www.encuentrodenuestraamerica.org/

    Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE) 

    15 a 17 de junho, Brasília

    Com o intuito de debater as perspectivas atuais da educação no Brasil e articular propostas para a CONANE Nacional que ocorrerá em Brasília foram realizados três eventos Regionais em 2016: CONANE Candanga (Centro-Oeste), CONANE Caiçara (Paraná), CONANE Sudeste. Juntos mobilizaram mais de 500 educadores interessados em alternativas para uma nova educação. A primeira CONANE foi realizada em 2013 em Brasília e a segunda no bairro educador de Heliópolis em São Paulo (2015).

    Página da CONANE: https://www.facebook.com/conane2013/?fref=ts

    ...

    Redação