Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 20

    JAN

    2017

    Entrevista com os produtores da Web Série Reeducação - Escolas pelo Mundo

    por Redação em 20/01/2017

    O Portal do Educador entrevistou um de seus parceiros o projeto REEDUCAÇÃO - ESCOLAS PELO MUNDO, uma web série que conta com apoio do Portal do Educador para divulgar organizações educativas com práticas inovadoras que buscam fomentar uma educação integral em todas suas dimensões, do ser, do conhecimento e do território, buscando sempre contribuir para qualificação de processos democráticos e libertadores.

    Portal do Educador: Como surgiu a inspiração para criar o Projeto Reeducação Escolas pelo mundo?

    Leo Otero: O projeto Reeducação – escolas pelo mundo surgiu a partir de uma conversa entre eu, como produtor audiovisual, e minha irmã Luciana Oliveira que é pedagoga. Falávamos sobre a necessidade de novas ideias e práticas de aprendizagem que pudessem suprir as dificuldades que o sistema pedagógico enfrenta no século XXI. Assim, decidimos criar uma web série para visibilizar instituições, escolas e projetos que possuem uma metodologia pedagógica inovadora, servindo assim como inspiração e reflexão para o sistema pedagógico contemporâneo e buscando encontrar pontos de conexão entre diferentes iniciativas espalhadas por vários países de realidades diferentes.
     

    Portal do Educador: Quais os critérios para a seleção das escolas visitadas?

    https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifLuciana Oliveira: Os critérios que são levados em consideração começam analisando se as próprias escolas e projetos se denominem realizadores de metodologias inovadoras que contenham algum diferencial e destaque de desenvolvimento e trato nos campos da pedagogia, meio ambiente, tecnologia, táticas de resolução de conflitos, alimentação, atividades físico motoras, inclusão social e demais temas presentes na sociedade atual. Além disso, buscamos essas referências em sites especializados e depoimentos de educadores, pais e estudantes.


    Portal do Educador: Quais países e escolas o Reeducação conheceu até agora?

    Leo Otero: A primeira temporada piloto conta com 6 projetos em diferentes países; Brasil, Portugal, Espanha e Marrocos. Já foram lançados os episódios das escolas: Politeia (São Paulo ), Colégio Viver ( Cotia - SP ) e recentemente da Escuela Liberi ( Barcelona - Espanha ). Ainda vamos lançar os episódios da O mundo somos nós ( Braga – Portugal), La Maquinista (Barcelona - Espanha) e École Montessori (Casablanca - Marrocos).

     

    Neste momento a parceria entre o Portal do Educador e o Reeducação Escolas pelo Mundo busca patrocínio para possibilitar a produção de novos episódios em novas organizações educativas. Para entrar em contato escreva para contato@portaldoeducador.org


    Você pode acessar os episódios já publicados na Sala de Vídeo do Portal do Educador:  http://www.portaldoeducador.org/sala-de-video

    Conheça mais sobre o projeto: https://www.reeducacao.com/

    LEIA MAIS: 

     http://www.portaldoeducador.org/educadores/detalhe/denis-plapler/mec-reconhece-outras-formas-de-organizar-a-escola  

    ...

    Redação