Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 24

    NOV

    2016

    Entrevista: Helena Singer fala sobre a CONANE Sudeste - Portal do Educador

    por Redação em 24/11/2016

    Ás vésperas da realização da CONANE Sudeste, nos dias 3 e 4 de Dezembro, na EMEF Desembargador Amorim Lima, na cidade de São Paulo, entrevistamos Helena Singer, socióloga, Doutora em Sociologia pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp, principal responsável pela iniciativa que levou os princípios e valores da CONANE para política pública a nível nacional durante o governo Dilma, na gestão do ex-ministro da educação, o professor Renato Janine Ribeiro. Através do site criatividade.mec.gov.br é possível conhecer as 178 organizações educativas Inovadoras e Criativas, reconhecidas pelo Ministério da Educação.

    Após a segunda Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE), a organização composta pelo coletivo de educadores em rede optou pela estratégia de fomentar encontros regionais, como uma forma de fortalecer a próxima grande CONANE de 2017, mais uma vez em Brasília. A CONANE Sudeste será a terceira CONANE regional, após a CONANE Candanga (Centro-Oeste) e a CONANE Caiçara (Paraná).

     

    Portal do Educador: Quais são as suas expectativa em relação a CONANE Sudeste?

    Helena Singer: Espero que a CONANE seja um momento de encontro de educadores e estudantes engajados em experiências inovadoras nessa região do país, que possam refletir juntos sobre as potências e os obstáculos para a transformação necessária na educação. Espero também que a gente consiga alinhar pontos prioritários a serem levados não só para o encontro internacional, ano que vem, mas também a serem apresentados para gestores públicos e parceiros estratégicos. 

    Portal do Educador: Como você entende que a iniciativa por fomento a políticas públicas de Inovação e Criatividade contribui para o fortalecimento da CONANE?

    Helena Singer: O mapeamento produzido e os grupos de trabalho organizados pelo MEC podem contribuir com a CONANE na medida em que indicam experiências e pessoas que podem contribuir muito com as reflexões e a ampliação do repertório de possibilidades de inovar. E a CONANE pode contribuir para a constituição de uma rede com estas experiências e pessoas, que possa influir nas políticas públicas na área. 

    Portal do Educador: Na sua opinião podemos ser otimistas em relação ao futuro da educação no Brasil?

    Helena Singer: O contexto não só brasileiro mas mundial exige uma postura atenta, em que o otimismo com a expansão das experiências inovadoras e a crescente conscientização sobre a necessidade de mudanças radicais na educação não pode nos distrair em relação à necessidade de mobilização contra fortes retrocessos em pauta, como aqueles representados pela Escola sem Partido e a PEC do Fim do Mundo. 

    link para mais informações sobre o evento:
    https://www.facebook.com/events/796183310521791/

     

     

     

    ...

    Redação