Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 05

    AGO

    2015

    FESTIVAL COMKIDS – Prix Jeunesse Iberoamericano 2015

    por Daniel em 05/08/2015

    7ª edição do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano tem inscrições abertas para participantes até o dia 8 de agosto. Programação inclui ainda workshops, mostras de conteúdos audiovisuais infantojuvenis e seminário sobre infância e diversidade.

    Estão abertas as inscrições para assistir, votar e participar dos debates do comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2015. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site do comKids até o dia 8 de agosto.
     
    O evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de agosto, no Sesc Consolação e no Goethe-Institut em São Paulo. Podem se inscrever produtores, roteiristas, diretores, gestores culturais, educadores, desenvolvedores de mídias digitais, entre outros profissionais dedicados a pensar e trabalhar com as infâncias e as juventudes.
     
    Votação
     
    Durante o Festival, os finalistas (produções audiovisuais e interativas de toda a Ibero América) serão exibidos em sessões das categorias da competição. Logo após a exibição, haverá debate e votação para cada uma das categorias.  O Festival é um espaço de premiação e também de formação, troca e criação de rede profissional. Todos os interessados em ver, participar dos debates e/ou votar devem fazer a inscrição no site até dia 8 de agosto.
     
    As categorias audiovisuais estão divididas em sete modalidades de participação: Até 6 anos ficção; Até 6 anos não ficção; 7 a 11 anos ficção; 7 a 11 anos não ficção; 12 a 15 anos ficção e 12 a 15 anos não ficção. A outra categoria audiovisual é de Conteúdos curtos que acolhe conteúdos de até 3 min 59s. Entre as novidades deste ano estão as categorias interativas: Sites e Apps. Elas visam atender ao cenário de produções interativas para o público infantojuvenil.  As inscrições devem ser feitas via Portal comKids: www.comkids.com.br 
     
    O comKids nasceu para celebrar e discutir a produção eletrônica voltada ao público infantojuvenil a partir dos seus aspectos artísticos, culturais, educativos, de responsabilidade social e da cultura da infância. “O Festival tem acompanhado o crescente desenvolvimento da produção infantojuvenil brasileira e iberoamericana. É um espaço de reconhecimento e formação profissional que celebra a nossa infância e juventude”, afirma Beth Carmona, diretora-geral do comKids. 
     
    Foto: Danila Bustamente
    Foto: Danila Bustamante
     
    Os prêmios dados aos ganhadores das categorias audiovisuais são passagens para Munique (Alemanha), para acompanhar o Festival Prix Jeunesse Internacional 2016, competição de prestígio internacional no setor de mídia infantojuvenil. Além deles, há, ainda, o prêmio de aquisição do Sesc-TV e outros prêmios especiais.
     
    Além do Festival, o comKids 2015 tem, ainda, mostra e workshops. 
     
    Na mostra, crianças, adultos e professores vão poder conferir, de graça, produções audiovisuais de qualidade de diversas partes do mundo, feitas especialmente para o público infantojuvenil.  As sessões abertas ao público acontecerão nos finais de semana dos dias 15, 16 , 22 e 23 de agosto, às 14 horas, no Espaço Itaú Augusta, destacando produções nacionais, da Argentina, Holanda, Inglaterra, Irã, Itália, Letônia, Taiwan e Uruguai.
    Para as sessões abertas, os ingressos serão distribuídos pela bilheteria do Espaço Itaú Augusta, com uma hora de antecedência.
    Já para as sessões Clube do Professor (exclusivas para os professores cadastrados no programa – comKids 1 e comKids 3), que acontecerão no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, os educadores precisarão imprimir o convite que estará disponível em breve no portal comKids.
     
    Como iniciativa especial de 2015 para a abordagem de temas urgentes à infância, o comKids conta com debates especiais sobre infância e diversidade em seminários com profissionais especializados, como a Dra. Maya Goetz, secretária-geral do Prix Jeunesse Internacional, entre outros.
     
    O Festival é realização do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, do Sesc e do Goethe-Institut e tem importantes parceiros como a Fundação Prix Jeunesse Internacional, o Espaço Itaú de Cinema, o Clube do Professor e a Escola no Cinema. 
     
    Foto: César Leite, Edith Derdyk e Luiz Cherubini, tirada durante o comKids Primeira Infância, que aconteceu em setembro de 2014. Cred. da foto: Danila Bustamante.
     
    Mais informação: portal comKids:  www.comkids.com.br 
     
    ...

    Daniel
    Redator, educador, pesquisador e editor. Com mestrado em Semiótica pela USP no tema "emancipação", atua também como colaborador do comKids, uma iniciativa para a promoção e produção de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes no Brasil e na América Latina.