Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 31

    JAN

    2017

    Interessados em alternativas para educação debatem propostas para encontro nacional: CONANE Sudeste

    por Redação em 31/01/2017

    A CONANE Sudeste mobilizou mais de 250 educadores e interessados em alternativas para uma nova educação, entre os dias 3 e 4 de dezembro de 2016 na EMEF Des. Amorim Lima no Butantã, em São Paulo. A CONANE Sudeste foi o terceiro evento regional, após a CONANE Candanga (Centro-Oeste) e a CONANE Caiçara (Paraná), com o intuito de debater as perspectivas atuais da educação no Brasil e articular propostas para a CONANE Nacional, mais uma vez em Brasília, nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2017.

    Apresentação do grupo Maracatu Baque Livre

    A cultura abriu as portas do evento com a apresentação do grupo Maracatu Baque Livre. O evento contou também com um momento de descontração com atividade proposta por teatro de palhaças. Após as boas vindas dadas por Denis Plapler e Helena Singer, da comissão organizadora, e Ana Elisa Siqueira, diretora da EMEF Des. Amorim Lima, a mesa I de abertura com a temática: “Outra escola é possível: A voz dos estudantes das Ocupações” teve como protagonistas os estudantes secundaristas Barbara Miranda, Carolliny Sandy, Francisco Braga, Julia Cipelli, Léo Nardi, Lilith Cristina, Mauro Azevedo e Yasmin Massimino. Lilian L’Abbate Kelian colaborou mediando as perguntas do público, os estudantes compartilharam suas experiências durante as ocupações das escolas públicas, os aprendizados que vivenciaram com a permanência intensa no espaço da escola e relataram a repressão sofrida durante e após as ocupações.

    Mesa 1: Outra escola é possível: A voz dos estudantes das Ocupações

    Nove rodas de conversa ocorreram simultaneamente, distribuídas entre os espaços do Amorim Lima, logo após o recreio e almoço preparado pelo Grupo de Acolhimento de Refugiados, com comidas típicas do Congo e da Síria. Os educadores puderam optar por participar das rodas de conversa dentre as temáticas: Dinheiro na educação: Cenário atual (PEC241/55); Alternativas para primeira infância; Mídia e educação: Ocupe a Mídia; Arquitetura e espaço escolar; Formação do professor para uma nova educação; O currículo como campo de disputa; Reforma do Ensino Médio; Autonomia Pedagógica e Tecnologia e Educação.

    Roda de conversa sobre Autonomia Pedagógica

    Com a finalização das rodas de conversa e as propostas levantadas para a CONANE Nacional, o primeiro dia do evento acabou com o lançamento do livro "Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais", da Ação Educativa, e a apresentação cultural da Débora Garcia (Sarau das Pretas) e Kiara Terra, como forma de empoderamento do debate sobre gênero dentro da escola.

    Roda de Conversa: Formação do professor para uma nova educação

    No segundo dia da CONANE Sudeste o evento começou com os ensinamentos do mestre Alcides de “Paciência, perseverança e objetividade” e “Força, resistência e ancestralidade”, junto a uma roda de capoeira do Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (CEACA), aberta ao público. Em seguida, ocorreu a mesa II com a temática “O Público, o Privado e a Nova Educação”, com as debatedoras Ana Elisa, Cleuza Repulho e Helena Singer compartilhando suas visões e dialogando com o público. No período da tarde houve a apresentação da sistematização das rodas de conversa do primeiro dia para formulação de um documento coletivo com propostas da CONANE Sudeste para CONANE Nacional. Como não poderia ser diferente, a cultura encerrou a CONANE Sudeste com a apresentação da Trupicalhada e Márcio Miele, convidando todos os presentes a construírem juntos o som.

    Roda de Conversa: Alternativas para primeira infância

    Para os corações desgastados a CONANE Sudeste foi um sopro de esperança e fortalecimento da rede coletiva que busca alternativas para uma nova educação, de qualidade, democrática, integral, viva e para a vida!

    Assista o vídeo produzido pela TVT a partir da cobertura que realizaram do evento: https://www.youtube.com/watch?v=djt21wuHa_I

     

    ...

    Redação