Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 09

    JAN

    2017

    Israel acolhe a 24ª Conferência Internacional de Educação Democrática

    por Redação em 09/01/2017

     

    A Conferência Internacional de Educação Democrática ocorre anualmente desde 1993, cada vez em um país e continente diferente, sua última edição foi em 2016 na Finlândia, este ano retorna para o país que teve origem, Israel na Escola Democrática de Hadera.

    Um dos grandes idealizadores deste encontro é o israelense Yaacov Hecht, que recentemente teve sua obra Educação Democrática, o começo de uma história traduzida para o português, neste livro ele conta sobre a linda experiência de uma educação livre, integral e democrática dentro dos territórios israelenses.

    Inicialmente, Yaacov Hecht convidou 20 educadores ao redor do mundo para pensar juntos como mudar a educação no mundo. Passados 24 anos a Conferência já reuniu representantes de 50 países diferentes, com a participação de escolas, instituições educativas, organizações, professores, pais, crianças e pesquisadores, no intuito de aprender, ensinar, descobrir e se inspirar.

    Em 2017 a Conferência ocorrerá entre os dias 28 de março e 3 de abril, em Israel. Esta é uma ocasião para pessoas que anseiam por uma oportunidade de aprendizagem sobre educação na linha da inovação para democracia, para liberdade, para integralidade do ser, do território e para os direitos humanos. Além da chance de dialogar com educadores e instituições escolares que buscam concretizar alternativas com estes princípios pedagógicos, bem como articular uma rede de colaboração e de aprendizagem.

    Nos dias iniciais a programação adicional conta com tours opcionais a escolas democráticas e inovadoras em Israel e nos dias seguintes ocorre a Conferência com diversas atividades, workshops e palestras com intelectuais como Sugata Mitra, Yaacov Hecht e Peter Gray.

    Após o mapeamento realizado pelo projeto de fomento a políticas públicas de Inovação e Criatividade, implementado por Helena Singer no Ministério da Educação, durante a gestão do Ex-Ministro Renato Janine Ribeiro, o MEC reconheceu 178 organizações educativas escolares e não escolares como inovadoras e criativas, dentro de uma perspectiva democrática de educação que Singer já carrega como educadora e socióloga ao longo de sua trajetória profissional.

    Esta iniciativa colocou o Brasil como um dos principais autores deste movimento internacional de luta por justiça social em diferentes partes do planeta. O projeto possibilitou ao governo federal organizar, em curto período de tempo, uma longa história da luta por uma educação democrática e emancipadora no Brasil. O Mapeamento realizado congrega diferentes perspectivas, respeitando a diversidade de pensamentos e modos de existir, somam-se a ele educadores e organizações, escolares e não escolares, que fizeram parte da criação da Rede Nacional de Educação Democrática.

    A Rede Nacional de Educação Democrática foi constituída a partir de encontros entre professores, encontros dialógicos, auto-gestionados por educadores que se encontravam em diferentes escolas, ou espaços educativos, sempre abertos a uma educação disposta a romper com relações de opressão e estruturas rígidas de divisão de tempo, espaço, pessoas e conhecimento. Nos encontros de formação da rede não havia representação, todos atuavam através da participação direta. Diversas escoals desta rede fazem parte da Rede de Inovação e Criatividade do MEC.

    Somam-se também ao Mapeamento do MEC experiências ligadas a outras redes, formadas por Institutos e Fundações que investem em projetos de qualificação da educação pública no país, a exemplo da rede de Escolas Transformadoras e da rede de Escolas Conectadas.

    A rede de educação democrática do MEC se constitui como rede a partir de uma iniciativa do governo federal que reconhece e mantém viva uma luta histórica no Brasil, com personagens que tanto  nos inspiraram, a exemplo de Lauro de Oliveira Lima, Paulo Freire, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e outros que seguem nos inspirando.

    O Mapa de Inovação e Criatividade serve agora como apoio para secretarias de educação de Estados e Municípios dispostos a inserir suas escolas a esta rede. Para mais informações contato@portaldoeducador.org

     

    Para acessar a programação completa da Conferência e as inscrições: http://idec2017.org/

    Acesse o Mapa do MEC: http://criatividade.mec.gov.br/

    Acesse também Bolhas Democráticas no Portal do Educador e conheça experiências de escolas em mais de 30 países ao redor do mundo.

    http://www.portaldoeducador.org/bolhas-democraticas

     

    Leia mais sobre o assunto:

    http://www.portaldoeducador.org/educadores/detalhe/denis-plapler/4-encontro-de-educacao-democratica

    http://www.portaldoeducador.org/educadores/detalhe/denis-plapler/o-6-encontro-de-educacao-democratica

    http://www.portaldoeducador.org/educadores/detalhe/denis-plapler/encontro-de-educacao-democratica-no-carnaval-de-cumuruxatiba

    http://www.portaldoeducador.org/educadores/detalhe/denis-plapler/mec-reconhece-outras-formas-de-organizar-a-escola

     


     

    ...

    Redação