Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 31

    JAN

    2017

    Manifesto de apoio a Creche Oeste do Campus Butantã da USP

    por Redação em 31/01/2017

    A Educação Infantil da USP é um espaço de referência no Brasil e no exterior, tanto no que toca a qualidade da educação ofertada, como pela possibilidade de articular teoria e prática dentro de uma universidade de excelência. A decisão da Reitoria em fechar a creche sem aviso prévio aos trabalhadores e familiares é completamente incoerente com a demanda por vagas para ensino infantil no país.

    A unidade atende filhos de estudantes, professores e funcionários da USP há mais de trinta anos, possui 41 crianças matriculadas para 2017 e teria capacidade para atender mais 37, de acordo com levantamento feito por funcionários. Entretanto as vagas ociosas não foram ocupadas por conta da decisão do Conselho Universitário para que a Reitoria da universidade as preenchesse.

    Diante da decisão da reitoria em fechar a Creche e transferir as crianças, sem diálogo e consulta prévia, fez com que professores, estudantes e familiares ocupassem a creche como forma de resistência. Eles agora pedem apoio  da sociedade civil para evitar que este abuso se concretize. Além da ocupação criativa e diversos atos, a congregação da FE-USP acaba de lançar um manifesto em defesa das Creches e Pré-Escolas como atividade fim da Universidade de São Paulo.

    Leia a "Manifestação da Congregação da FEUSP contra o fechamento da Creche Oeste do Campus Butantã e em defesa das Creches e Pré-Escolas como atividade fim da Universidade de São Paulo":

    http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/2910-0001.pdf

     

     

    ...

    Redação