Redação

Combate ao Racismo

Pesquisar

Pesquisar

  • 06

    MAI

    2015

    Pé na Escola - Educação em Direitos

    por Pé na Escola em 06/05/2015

    Nós do Pé na Escola temos um propósito: conectar Direito, Democracia e Educação. Acreditamos que está aí uma importante chave para uma percepção mais profunda da nossa cidadania, ponto de partida para transformação individual e social.

    Para isso desenvolvemos metodologias e materiais para educadores trabalharem Direitos e Democracia em diferentes espaços educativos, de forma inovadora, a partir de temas atuais e valorizando o protagonismo dos estudantes.

    Quando pensamos em uma Educação em Direitos e Democracia, tomamos como princípio o respeito à participação, à diversidade, às liberdades, à igualdade. Ou seja, os Direitos Humanos.

    O que nos move é a urgência de que a Educação contemple temas como a Constituição Federal e a Declaração Universal de Direitos Humanos, o funcionamento do Estado e suas instituições. A urgência de que espaços educativos sejam também espaços de reflexão crítica sobre participação política e cidadã e sobre a importância dos Direitos Humanos para uma sociedade justa.

    Nos últimos 20 anos, a Educação em Direitos Humanos ganhou relevância no cenário internacional. A Década da ONU para a Educação em Direitos Humanos (1995 a 2004) impulsionou o assunto, que foi pauta de inúmeros trabalhos e culminou na elaboração, em 2005, do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos da ONU e, em 2006, no Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos brasileiro. A orientação dos documentos é para que os sistemas de educação incorporem práticas e conteúdos de Direitos Humanos aos seus currículos.

    Defendemos essa incorporação de forma dinâmica e interdisciplinar, evitando que os Direitos Humanos se apresentem como mais um conjunto de conhecimentos estáticos em nosso já inchado currículo.

    Para nós, a inspiração e o exemplo de como efetivar os planos internacionais na realidade brasileira está também nas iniciativas incríveis de Educação na cidadania, que tiveram lugar neste país ao longo da História, muitas das quais iniciadas e perpetuadas muito antes desses planos ou independente deles.

    Conteúdos e práticas de Educação em Direitos Humanos são os que valorizam a diversidade cultural, o diálogo horizontal, a relação saudável das pessoas com seu ambiente, a participação política, as liberdades, a reflexão sobre questões sociais...

    Muitas escolas, públicas e privadas, muitos educadores, individual e coletivamente, já fazem isso de maneira inspiradora e particular, e o Pé na Escola, como parte dessa rede, atua para multiplicar e aprofundar esses exemplos, para que a Educação em Direitos e Democracia torne-se um pressuposto de qualquer prática educativa.

    Estaremos mensalmente aqui no Portal do Educador refletindo sobre as conexões entre Direito, Democracia e Educação nas suas mais variadas faces. Convidamos a todos para compartilhar conosco idéias e práticas.

     

    ...

    Pé na Escola